REJUNTE
Aplicar o rejunte com a temperatura ambiente entre 20ºC e 30ºC; nos ambientes externos, evitar usar rejunte de cor clara, porque pode sujar muito facilmente e dar a impressão de que o piso é antigo; nunca usar materiais de
limpeza que tenham composições desconhecidas, já que eles podem manchar a cerâmica.
Saber como passar rejunte é muito importante na hora de assentar pisos e azulejos, ajudando a vedar as peças e absorver as tensões resultantes das possíveis movimentações das estruturas.
Porém, para conseguir um resultado que seja, ao mesmo tempo, interessante tecnicamente e bem acabado, é preciso considerar alguns pontos sobre como passar rejunte, evitando desperdício, sujeira e a falta de estética no trabalho.
Atente-se ao tipo certo de mistura
Antes mesmo de pensar em como passar rejunte Penedo, você deverá se atentar para o tipo de mistura correta, levando em consideração o tamanho do revestimento cerâmico a ser assentado, o local de aplicação e o uso. O ideal é que o rejunte tenha uma espessura entre 1 e 15 milímetros.
Se a junta tiver até 5 mm, o recomendado é usar rejuntes de acrílico. Normalmente os rejuntes de acrílico já são encontrados prontos para a aplicação, enquanto os resinados necessitam de homogeneização de cada uma das suas partes antes de elas serem misturadas.
Agora, se a junta for maior, o indicado é o uso de rejunte cimentício, uma argamassa que deverá ser preparada com água limpa, em um recipiente estanque, igualmente limpo, e protegido do sol, da chuva e do vento.
A consistência deverá ser pastosa e firme, sem a presença de grumos secos. Você deverá deixar essa mistura repousando por 15 minutos e misturar novamente antes de passar o rejunte, com prazo máximo de 2h30.
O rendimento também é variável e depende do tamanho dos revestimentos e da espessura da junta. Por exemplo, peças com 300 mm x 300 mm x 8 mm, com juntas de 5 mm, podem consumir entre 0,5kg e 0,6kg de mistura de rejunte por metro quadrado. Existem rejuntes especiais, tais como flexíveis, e com adição de produtos bactericidas ou anti fungos.
Ao pensar em como passar rejunte, não se esqueça de sempre seguir as recomendações do fabricante, já que elas podem ser diferentes dependendo da marca do rejunte usado.
Use os materiais certos para misturar e aplicar
Outra dica importante de como passar rejunte está relacionada ao preparo. Você deverá usar um recipiente limpo e uma colher de pedreiro, além do medidor de água, evitando errar as medidas e acabar desperdiçando produto.
Ao aplicar, poderá usar tanto uma bisnaga quanto uma espátula, ou ainda uma desempenadeira de borracha, ajudando na hora de espalhar a mistura ao longo da junta. O importante é que essa aplicação sempre seja feita de forma manual.
Considere também a consistência do rejunte na hora de optar pelo instrumento correto. Usar um rodo para aplicar o rejunte não é muito recomendado, já que a massa poderá ficar com excesso de água e baixa resistência.
Assim que aplicar o rejunte, espere cerca de 20 a 40 minutos para realizar o acabamento final, que pode ser feito passando sobre o local uma esponja limpa e umedecida em água. Outra opção é usar um fresador plástico, tomando cuidado para não afundá-lo nas juntas.
Depois da aplicação é preciso deixar o ambiente livre de tráfego e de contato com a água por pelo menos um dia. Porém, o mais recomendado é que esse tempo de espera seja entre 48 e 72 horas.
A cura total da massa poderá levar até 7 dias, principalmente nas áreas externas ou na piscina. Agora, se o tempo não estiver ajudando, com a presença de ventos fortes e temperaturas altas, por exemplo, é preciso ter outras medidas de suporte, como molhar o rejuntamento duas vezes por dia.
Outro ponto que merece atenção ao se pensar em como passar rejunte é em relação ao rejuntamento dos pisos antiderrapantes. Nesse caso, você deverá colocar uma fita crepe na borda do revestimento, evitando que o rejunte entre em contato com a peça e acabe estragando-a.